O cinto de segurança do carro é item obrigatório em todos os automóveis no Brasil e tem a função de diminuir os danos causados aos passageiros do veículo em caso de colisão. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o uso e manutenção desse item. Pensando nisso, preparamos um material sobre o assunto.

Importância do cinto de segurança do carro

O cinto de segurança foi criado para proteger os ocupantes dos automóveis em casos de colisão ou até mesmo capotamento, evitando o risco de a pessoa ser arremessada do veículo. É um dispositivo simples que deve ser usado sempre e tem grande capacidade de salvar vidas.

Dúvidas frequentes sobre o cinto de segurança do carro 

Passageiros do banco de trás precisam usar o cinto de segurança?

O uso do cinto para quem está no banco da frente é mais comum. Já entre os passageiros do banco de trás ainda não existe muito o costume, pois eles têm a sensação de que estão protegidos.

A resposta para a pergunta acima é sempre sim. O uso do cinto de segurança no carro é fundamental também no banco de trás porque em uma colisão a força que a pessoa recebe é em torno de 35x o peso dela. Isso significa que o banco da frente não conseguirá pará-la.

Outro ponto relevante é que em caso de colisão lateral ou capotamento, o cinto pode proteger os ocupantes de serem arremessados contra si ou até mesmo para fora do veículo.

Como usar o cinto de segurança do carro corretamente? 

  • Não use recursos para aumentar a folga no cinto, como presilhas;
  • Não passe o cinto por baixo do ombro. Use sempre por cima, logo abaixo do pescoço;
  • Não deixe a correia torcida;
  • Regule o banco corretamente;
  • Ajuste o cinto para passar nos quadris.

Tipos de cinto de segurança do carro

  • Cinto de segurança de 2 pontos: tem 2 locais de fixação, um em cada ponta da correia. No Brasil, esse tipo de cinto é usado pelo ocupante do meio do banco traseiro.
  • Cinto de segurança de 3 pontos: possui 3 locais de fixação (um superior, próximo ao ombro, um inferior, perto do assento, e outro na parte inferior. No país, a partir de 2020 todos os carros deverão ser fabricados com esse tipo de cinto para todos os ocupantes.
  • Cinto de segurança de 4 pontos: mais voltado para competições, esse tipo de cinto é encontrado em jipes para trilha pesada e carros adaptados para arrancadas e track days.
  • Cinto de segurança de 5 pontos: encontrado em alguns carros de corrida, esse cinto também tem um ponto de fixação entre as pernas do ocupante.
  • Cinto de segurança de 6 pontos: encontrado apenas em carros de competição que alcançam velocidades extremas, ele possui uma fixação extra entre as pernas.

Manutenção do cinto de segurança do carro

Verifique sempre se a correia apresenta sinais de desgaste ou ruptura no tecido. Lembre-se de olhar também se o fecho trava e destrava com facilidade e se a mola não está deixando o cinto frouxo.

Lei sobre o uso do cinto de segurança do carro

Desde o ano 1997 é obrigatório usar o cinto de segurança do carro. O Art. 65 da Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, o Código de Trânsito Brasileiro, define que:

Art. 65. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.

Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65:

Infração – grave;

 Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator.

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário para nossa equipe. Compartilhe o texto em suas redes sociais e continue acompanhando o blog da Bompreço AutoPeças para ficar por dentro das notícias do mundo automotivo.