Muitas pessoas ainda têm dúvidas se usar etanol em carro a gasolina pode prejudicar o veículo. Outros simplesmente colocam esse hábito em prática, o que não é vantajoso para o motor. Entenda os riscos de utilizar o combustível errado e confira como essas práticas podem reduzir a vida útil do seu carro.

Problemas de usar etanol em carro a gasolina

  • Corrosão no sistema

Usar um combustível não indicado pode causar diversos danos ao carro, sendo o principal a corrosão do sistema. Entre os itens afetados, a bomba de combustível é o componente que mais sofre com o uso do etanol em carro a gasolina. Isso ocorre porque a peça passa por um potente ataque químico do álcool que diminui sua vida útil.

Além disso, outro problema comum é a ocorrência de falhas que prejudicam a vitalidade do motor.

  • Proporcionalidade dos componentes

A criação de fórmulas e proporções gera problemas similares aos listados acima. Isso é resultado da gasolina comercializada ter em seus componentes apenas álcool anidro, que não possui água, enquanto o álcool vendido nos postos de combustível contém água em sua fórmula.

  • Substituição ou reprogramação do chip

Ao trocar ou reprogramar o chip, muda-se somente o gerenciamento eletrônico do motor, porém a mecânica permanece a mesma. Dessa forma, quando o veículo recebe álcool sem ter o motor preparado, o carro pode se comportar com menor nível em termos de desempenho.

Essa condição força o motor, que perde capacidade de trabalhar de forma equilibrada e adianta o desgaste.

Para evitar os problemas acima, a dica é seguir as recomendações do manual do fabricante. Caso perceba alguma falha, fale com seu mecânico de confiança. Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog e fique de olho em nosso Facebook.