Os carros precisam de cuidados especiais para que funcionem corretamente e tenham maior vida útil. Para isso, é essencial ficar atento aos sinais que o veículo dá para indicar problemas significativos, como a vibração no volante. Pensando nisso, selecionamos as principais causas para esse problema e dicas de como evitar riscos.

Como verificar se há vibração no volante?

Para saber se o carro apresenta esse problema, a dica é dirigir até um local plano, reto e sem buracos. Mantenha a velocidade média e perceba se o volante está trepidando ou jogando o carro para algum dos lados.

Caso note algo, a dica é fazer uma fazer uma checagem mais detalhada e ajustar esse problema.

Causas da vibração no volante

  • Falta de alinhamento e balanceamento

Os problemas de alinhamento e balanceamento do carro podem ser resultado da falta de calibragens semanais, dos constantes atritos que os pneus sofrem por causa de buracos e desníveis, dos desgastes ocasionados pelo excesso de calor e da falta de pressão ou freadas bruscas.

Para evitar a vibração no volante, fique atento! O balanceamento garante que as rodas girem sem vibrações, influenciando no conforto e na segurança ao dirigir. Já o alinhamento ajusta os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si, mantendo a estabilidade em curvas e outras manobras.

  • Problemas no motor

Algumas vezes a vibração no volante é causada pelo motor, o que pode acontecer porque o propulsor não está recebendo ar ou gasolina ou porque há algo de errado com as velhas.

Estes sintomas podem mostrar que é preciso trocar as velas ou ainda que os cabos não estão bem conectados ou têm algum defeito, sendo necessário trocá-los. Também convém checar se o filtro de ar está sujo e se o de gasolina está entupido, fazendo a substituição de acordo com a recomendação da fabricante.

  • Calibragens desiguais

O manual traz todas as informações sobre o carro, incluindo a calibragem indicada para os pneus quando o carro está carregado de bagagens ou carga, com muitas pessoas ou vazio. Esse cuidado é essencial para impedir o desgaste precoce dos pneus, evitando vibrações e trepidações.

  • Freio com problemas

Os rotores são componentes que também podem provocar a vibração no volante. Por isso, fique atento ao pisar no freio e sentir uma vibração. Se a força para frear for maior do que o normal, os freios podem superaquecer, fazendo com que os rotores cedam e até quebrem.

  • Eixo com problemas

Os eixos podem ser danificados em casos de batidas e colisões, o que também provoca vibração no volante em altas velocidades.

Isso ocorre, por exemplo, quando o eixo da transmissão, responsável por transferir a potência do motor ao eixo das rodas, não está reto, fazendo com que o carro vibre quando está ligado. A homocinética é outro componente que pode causar trepidações caso esteja muito desgastada ou danificada pela ação da poeira das ruas ou de outros tipos de sujeira.

Dica Bompreço Auto Peças

Para evitar problemas mais graves, fique atento aos sinais e leve seu carro até a oficina de confiança caso sinta alguma vibração no volante. E não se esqueça: na hora de comprar suas peças, conte com quem é referência no mercado! Acesse nosso site e conheça nossos produtos.

Acompanhe dicas e novidades do mundo automotivo em nosso blog e siga nosso perfil no Facebook.