Ao falar em dinâmica de rodagem, os amortecedores são um dos elementos mais importantes por serem responsáveis pela absorção dos impactos e interseção com as suspensões. Embora o tempo médio da revisão dos amortecedores seja de 40 mil quilômetros, a substituição do item vai depender de aspectos como tipo de uso e áreas em que o carro roda. Veja algumas situações que mostram que está na hora de trocar os amortecedores do seu carro.

>> Os amortecedores trabalham para garantir a aderência do pneu ao solo e filtrar ao máximo o movimento de desnivelamento da pista. Quando isso não acontece, o carro balança muito e gera grande desconforto. Portanto, a maior oscilação da carroceria em linha reta é um sinal claro de que chegou a hora de trocar esse componente.

>> Nas curvas, o amortecedor é responsável por conter a rolagem da carroceria. Porém, quando o equipamento está velho esse movimento pode comprometer a segurança do motorista e dos passageiros devido à tangência correta ser prejudicada.

>> É importante ficar atento a ruídos metálicos e vazamento do óleo do amortecedor, pois o pneu não estará sofrendo a pressão adequada do amortecedor e não dará a aderência desejada com o piso devido ao aumento da distância de frenagem.

>> A vibração no volante leva as rodas a ricochetearem e até decolarem da superfície, revelando que os amortecedores precisam ser trocados. Em casos como esse, o veículo comporta-se de maneira imprecisa e instável, podendo até mesmo deteriorar os outros elementos das rótulas e da suspensão, como mola e barra estabilizadora.

Além desses aspectos, que podem ser analisados pelo próprio motorista, o mecânico pode analisar se o componente está em boas condições de uso através do Shocktester, equipamento que avalia o funcionamento do sistema que está instalado no carro e o compara a um padrão novo.

Não se esqueça! Na hora de trocar os amortecedores, o recomendado é que se troque os pares, não apenas o que apresentar defeito. Assim você garante que a suspensão nos eixos continuará equilibrada. Além disso, é essencial fazer a revisão periódica com o mecânico de confiança, pois ela é a melhor forma de identificar o foco do problema e não gastar dinheiro trocando peças que não estão com defeito.