Seu carro treme o volante enquanto está dirigindo pela estrada, e mesmo sem perceber, ele está fazendo com que você se sita cansado? Pode ser bastante cansativo pilotar um volante que sacode violentamente ou mesmo balança um pouco. Você precisa de um alinhamento em seu carro, certo? Talvez não!

Pneus estão fora de equilíbrio

A principal razão para a tremedeira no volante geralmente é simples, os pneus estão fora de equilíbrio. Os pneus estão sob constante atrito, seja por meio de buracos, desníveis, excesso de calor, falta de pressão ou mesmo de uma freada brusca. Qualquer um desses objetos poderia derrubar um peso na roda, quebrar parte da calota, ou causar uma bolha na parede lateral do pneu, fazendo com que ele fique fora de equilíbrio.

Se você perder um peso da roda, basta um reparo fácil, você só precisa fazer o balanceamento na oficina mais próxima. Amassar um aro ou causar danos a um pneu pode acabar custando mais dinheiro do que um simples balanceamento de pneu.

Baixa pressão dos pneus

A baixa pressão dos pneus é outra causa muito comum de vibração no volante ou trepidação do carro. Ela pode causar uma série de problemas como, excesso de consumo de combustível, o desgaste anormal dos pneus, vibrações, estouros de pneus, desgaste da borda do pneu, e a lista continua.

Uma rápida verificação de pressão dos pneus pode beneficiá-lo de muitas maneiras, e pode realmente economizar dinheiro a longo prazo. Quando as temperaturas exteriores começam a ficar mais frias ou caem abaixo de 30 graus, eu recomendo aumentar a pressão dos pneus cerca de 3 psi, do que você normalmente mantém.

O custo de balancear seus pneus

Às vezes, as lojas de pneus irão lhe oferecer o balanceamento e o alinhamento, e você deve realmente fazer periodicamente, primeiro por fazer parte da manutenção periódica do veículo e proporcionar a economia de dinheiro, aumentar a vida útil de seus pneus, além de proporcionar uma experiência de condução bem mais confortável.

Dirigir seu carro com os pneus que estão fora de alinhamento e de balanceamento pode causar mais danos aos pneus, criando bolhas, ondulações, e por fim causando o furo e o descarte do pneu.